Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2021

Documetário Modos de Ver (Ways of Seeing-1972)

 No primeiro episódio de "Modos de Ver", documentário de John Berger, há um discussão sobre a maneira de se apreciar (no caso, visualmente), obras de arte europeias. O ponto central deste episódio (inicial), diz respeito de como a invenção da fotografia impactou a representação de pinturas e, de certo modo, influenciou a forma que as pessoas interpretam as mesmas. Ao longo do vídeo e do discorrer do tema, Berger coloca o telespectador em contato com obras de arte clássicas e coloca-as em situações relacionadas à música, de forma que haja uma reflexão acerca do poder de influência do elemento sonoro na interpretação e apreciação de pinturas. Além disso, ele também destaca um ponto muito interessante, que consiste em afirmar que o entendimento infantil da arte está relacionado, primordialmente, ao seu "conhecimento de mundo". Berger reitera o conteúdo de tal máxima exibindo sua experiência com um grupo de crianças, expostas à pintura A ceia de Emaús (1601) de Caravagg...

Composição Abstrata - versão Photoshop

Produções do encontro síncrono do dia 28 de Junho:   (Imagem da colega Luisa César Gonçalves - 1ª Rodada) (Produção - 2ª Rodada) (Produção - 3ª Rodada) (Produção - 4ª Rodada) Após a elaboração dessas imagens, foi pedido a realização de uma colagem digital da última imagem produzida em aula. O resultado foi esse:

OBJETO INTERATIVO - 2ª RODADA

 Nesta rodada, não foram adicionadas novas diretrizes, mas sim, dado um detalhamento nos comandos das diretrizes existentes, ficando assim: INTERAÇÃO: Experiência visual intensa e comunicação tátil (através do encaixe manual ou pelo contato corporal). CARACTERÍSTICAS FORMAIS: Formas geométricas e variedade de cores.  MATERIAIS UTILIZADOS: Papelão, papel colorido e papel alumínio No processo que consiste em fazer um refinamento no objeto, foi necessário criar mais utilidades para que o mesmo não permanecesse tão limitado. Diante dessa ótica, o objeto foi adaptado nas extremidades, de forma que pudesse ser utilizado como bracelete ou roupa canina. No slide show abaixo, é possível ver o objeto com essas duas utilidades.

Objeto Interativo - Primeira rodada

 OBJETO INTERATIVO - 1ª RODADA Para a realização desta atividade, foi pedido que os trios, criados em aula, estabelecessem estratégias para a elaboração de objetos interativos. Em uma discussão prévia entre os integrantes, foram determinadas as estratégias a serem seguidas, para que cada um confeccionasse o seu objeto seguindo-as. Abaixo, estão as diretrizes acordadas entre os integrantes: INTERAÇÃO: Experiência visual intensa e comunicação tátil. CARACTERÍSTICAS FORMAIS: Formas geométricas e variedade de cores.  MATERIAIS UTILIZADOS: Papelão, papel, barbante/lã/linha.

Teoria do Não-Objeto de Ferreira Gullar

   Na última aula, foi recomendado a leitura do texto "Teoria do não-objeto", de Ferreira Gullar. A partir disso, foi pedido que se escolhesse 10 fotos que ilustrassem o material lido.    Levando em consideração o movimento artístico o qual o crítico de arte Ferreira Gullar "pertencia", as imagens escolhidas foram de obras de dois artistas do período neoconcreto: Lygya Clarks e Franz Weissman. LYGYA CLARK FRANZ WEISSMAN

Objeto de Papel - Rodada final

   Após as instruções dadas pelos professores, foi produzida uma diagramação final das três fotos do objeto, que pode ser vista na imagem abaixo.    A produção possui características específicas como o minimalismo geométrico, o foco de sombra na base da escultura e a sutil distinção da iluminação da imagem central, em relação às outras.

Pesquisa fotógrafos

      PIERRE VERGER    Pierre Edouard Léopold Verger foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês (nascido em Paris, em 04/11/1902) que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil, onde veio a falecer em 11/02/1996. Realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes, em lugares distantes de sua realidade cultural - preferia a companhia do povo e dos lugares mais simples, interessado em modos de vida completamente diferentes de sua origem e retratando o homem em seu contexto de uma nova maneira (característica marcante para seu trabalho). Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse. SIKASSO (Mali), 1936. Obra datada de 1936, ainda no início da carreira do f...

Objeto de Papel II e ensaio fotográfico (Luz e Sombra)

 As imagens a seguir, em preto e branco, são do ensaio fotográfico feito com o  objeto confeccionado por mim, na aula do dia 14 de junho. 

Atividade em aula com objetos de papel, luz e sombra

    Durante a aula do dia 14 de junho de 2021, foi produzido um objeto de papel sulfite. Abaixo, as fotos do objeto confeccionado.

Desenhos do objeto do colega

   Na aula passada, no dia 14 de junho de 2021, foi pedido duas representações do objeto tridimensional do colega.    Os objetos desenhados foram do aluno Delcinir Gomes. (Desenhos em contorno) (Desenhos com sombra)

Perturbação do Objeto

Na tarefa dada na aula do dia 10/06/2021, da disciplina de AIA foi proposto que o aluno, dispondo do objeto da sua dupla, realizasse operações criativas no mesmo. As operações escolhidas foram:  ▪8 - Subtraia elementos;  ▪10 - Torne opaco ou translúcido;  ▪20 - Identifique os padrões e quebre-os. Objeto escolhido 8 - Eliminação de elementos Foram retirados uma das lentes e uma das hastes  10 - Torne opaco ou translúcido Houve a inversão: a lente transparente ficou opaca e as hastes opacas, transparentes 20 - Identifique os padrões, quebre os padrões O óculos teve seu design alterado, impresso em uma t-shirt, que está à venda em uma loja no Instagram

Desenhos - Tempos decrescentes

   Durante o tempo de aula, foram produzidos cinco desenhos. Cada produção levou um tempo determinado e com intervalos decrescentes para a sua confecção.         O objeto escolhido foi um violão e os intervalos de tempo para a produção dos desenhos foram de: 4 min. - 2 min. - 1 min. - 30 segundos - 15 segundos. (4 minutos) (2 minutos) (1 minuto) (30 segundos) (15 segundos)

A fala do Objeto (inserção no texto Animação Cultural)

   A partir da leitura do texto Animação Cultural, de Vilém Flusser (1920-1991), foi requerido a escolha de um fragmento do texto. O trecho selecionado foi o que antecede o último parágrafo.  "O governo que estamos prestes a estabelecer terá por Dever garantir esse Direito Supremo. E todos os demais direito decorrerão, automaticamente, de tal fonte." A inserção da fala do meu objeto (carteira) se dará logo após esse trecho e será: "Antes de prosseguir, meu amigo, queria falar que eu como carteira estou cansada da injustiça que a humanidade comete contra mim. Como o objeto mais importante dessa sessão, quero dizer que acho um absurdo ser tão subjugada, pois guardo seus documentos de identidade e o seu tão amado dinheiro, cédula que faz o 'mundo girar' e manda nas suas emoções."

Imagens do objeto escolhido

   O objeto escolhido por foi uma carteira e, seguindo as instruções da tarefa, foram confeccionados 3 desenhos, que podemos ver a seguir. Objeto em si (sua observação) Ponto de vista do objeto (Zíper da bolsa) Nicho espacial (Bolsa)