Pular para o conteúdo principal

Helvética e La Antena

DOCUMENTÁRIO HELVETICA

O documentário Helvetica tem como assunto central a fonte tipográfica que dá nome à produção cinematográfica. Criada na década de 1950, ela tem como objetivo proporcionar um modelo de escrita limpo, legível e claro. Sua criação foi um evento marcante no movimento modernista e seu uso foi difundido em diversos formas midiáticas. Porém, as opiniões sobre ela mostram-se variadas no decorrer do documentário. De um lado, os que defendem a fonte Helvetica e que usam como argumentos o fato dela ser simples, clara, direta e também permite dar mais importância ao conteúdo escrito. De outro lado, estão os que dizem que a fonte é previsível e cansativa. Apesar de todas essas discussões, é inegável o seu impacto na tipografia mundial e o seu intenso uso no meio urbano pós moderno. 




FILME LA ANTENA

No filme argentino La Antena, onde há clara referência à alienação política e à manipulação de um governo totalitário, tive uma experiência intensamente visual. Senti uma leve influência do expressionismo alemão (ou será que estou viajando?). Enfim, ele retrata um monopólio da mídia, que causa o silenciamento do povo, roubando a sua voz. Além disso, o governo totalitário busca prosseguir com o processo de silenciar a população através do adormecimento.  
Ainda que não possua a voz dos personagens, a expressividade é algo intenso, tudo é perceptível através da construção da narrativa visual, os toques, os cenários, os objetos em cena, as movimentações e, é claro, o uso da música, que nesta obra é algo ímpar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do Não-Objeto de Ferreira Gullar

   Na última aula, foi recomendado a leitura do texto "Teoria do não-objeto", de Ferreira Gullar. A partir disso, foi pedido que se escolhesse 10 fotos que ilustrassem o material lido.    Levando em consideração o movimento artístico o qual o crítico de arte Ferreira Gullar "pertencia", as imagens escolhidas foram de obras de dois artistas do período neoconcreto: Lygya Clarks e Franz Weissman. LYGYA CLARK FRANZ WEISSMAN

Performance Transmitida - Etapa #3

Neste post, onde relato a minha experiência ao fazer a performance, inicio já dizendo que foi algo interessante migrar de um modo de pensar elaborado durante duas aulas (processo criativo do grupo em que estava) para uma outra instrução. A primeira impressão ao se deparar com o texto elaborado pelo grupo 02 foi a de surpresa, haja vista que a performance deles se baseava em uma única base bem definida (mania de um dos integrantes do grupo) enquanto as instruções do meu grupo se baseavam em diversos conceitos mais "abertos". A partir do momento que foi definida a mania que usaríamos na performance e realizada a divisão de trios, pude iniciar a gravação dos meu takes. Apesar de estar em uma base definida, a proposta do grupo 2 estava longe de ser simples. Ao ter a 'carta branca' do grupo para explorar as diversas facetas dessa mania, pude dar vários contextos, intensidades e situações para o ato de balançar as pernas/pés. Foi curioso performar tendo como base somente a...

Intervenções sobre o Percurso

 Após a aula de quinta feira, nós do grupo 02 trabalhamos para a construção da versão final para apresentação. Abaixo, estão as duas pranchas finais e o link para a visualização em PDF https://drive.google.com/file/d/1DBFSiqiaMrguq4f6g9XDCR0UbPDtfG8n/view?usp=sharing